Zer0Solidão-Orçamento Participativo 2016, da Junta de Freguesia de Arroios e BIP/ZIP Lisboa 2016
- Fátima Garcia
- 14 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Amigos/as, conhecidos/as, colegas, etc…
O envelhecimento é um dos problemas centrais do século XXI. As sociedades mais desenvolvidas estão envelhecidas (Cabral et al, 2013). E o “lugar da velhice na sociedade”? Os valores democráticos não incluem a exclusão e marginalização dos idosos. “Reposicionar o idoso no conjunto do sistema de relações intergeracionais constitui um imperativo democrático e um desafio político que as sociedades envelhecidas enfrentam” (Cabral et al, 2013:12).
Na atualidade muitos idosos vivem sozinhos, em solidão, numa perda ou inexistência de laços e de reconhecimento social; não existe “isolamento físico”, pois as cidades oferecem “nichos vitais”, que, no entanto, não descrevem “proximidades pessoais”. (Carvalho e Batista, 2008)
URGE PENSAR E CUIDAR DOS NOSSOS IDOSOS!
Num modelo de sensibilização, o Projeto Zer0Solidão, concorreu ao Orçamento Participativo 2016, da Junta de Freguesia de Arroios, encontra-se em votação para eventual implementação na Freguesia. (APELAMOS AO VOSSO VOTO. PROJETO Nº 3. VOTAR EM: http://www.participarroios2016.pt/projectos_votacao.php )
Pode visualizar abaixo, o vídeo de apresentação do projeto:
Informamos que, o Projeto Zer0Solidão numa versão melhorada, candidatou-se ao BIP/ZIP Lisboa 2016 (candidatura nº 84, que pode ser consultada em: http://bipzip.cm-lisboa.pt/index.htm?l=2016) promovido pela SINERGIAS 13 E MAIS , com parcerias formais e informais (que por lapso, o técnico não introduziu todas), tais como: Porta Portuguesa, UDIP Colinas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais, Médicos do Mundo, Fundação S. João de Deus, GIRA - Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa, Old(er) Friends: New Memories - Departamento Social Projects da ESNLisboa, SACEE - Universidade Lusófona, eTerra dos Sonhos (também parceiro informal).
Link direto para o projeto Zer0Solidão BIP/ZIP Lisboa 2016:
JUNTOS, PODEMOS TORNAR O MUNDO NUM LUGAR MELHOR.
Saudações sociais,
Mª de Fátima Garcia
Bibliografia:
Cabral, Manuel V., et al.(2013) "PROCESSOS DE ENVELHECIMENTO EM PORTUGAL.“, acedido em 22-03-2016, disponível em: https://www.ffms.pt/upload/docs/estudo-processos-de-envelhecimento-em-portugal_VFvgzyI1EkaGichpumKF8w.pdf
Carvalho, Adalberto e Isabel Baptista, (2008),”A solidão: uma ou muitas?”, em A Filosofia e a Cidade, org. Filosofia e Pedagogia Social, Porto, Campo das Letras
Comments